CLORELA - UMA DAS MAIS RICAS FONTES DE BETACAROTENO
Dr. Marcio Bontempo


Uma das mais ricas fontes de betacaroteno

O betacaroteno, como molécula precursora da vitamina A, está presente em vários alimentos como a manteiga, a gema de ovo, o mamão, a abóbora, a cenoura e naqueles de coloração amarela, cor-de-abóbora ou pigmentada. Uma molécula de betacaroteno pode fornecer duas moléculas de vitamina A ativa.

A clorela contém cerca de 180 miligramas de betacaroteno em cada 100 gramas. O betacaroteno é um poderoso antioxidante capaz de reduzir os radicais livres. Estes são resultantes da ação do oxigênio molecular sobre os tecidos e a sua presença excessiva favorece o envelhecimento precoce, as alterações imunológicas, diversas perturbações funcionais, estando ligados também ao câncer, reumatismo, doenças auto-imunes e às degenerações orgânicas.

Os radicais livres formam-se devido à oxidação excessiva e estão presentes em quantidades variáveis em todo o organismo. O betacaroteno é um redutor do oxigênio molecular e por isso um forte antioxidante , além de agir em outros sistemas de formação de radicais livres. A ação antioxidante do betacaroteno completa a mesma função de substâncias protetoras como a catalase, a glutation peroxidase, a vitamina C e a vitamina E, todas capazes de combater e de evitar o câncer .


Um congresso sobre betacaroteno ocorreu na Flórida em 1987, onde diversos pesquisadores apontaram os efeitos anticancerígenos do pigmento. A Dra. Marilyn S.Menkes, da Johns Hopkins University, de Baltimore, mostrou que grupos humanos com dietas ricas em betacaroteno apresentavam incidência bem menor de câncer pulmonar. Ela apresentou experiências que apontavam o maior risco de vários tipos de câncer em grupos que apresentavam baixas taxas sangüíneas de betacaroteno.

O Dr.Peter Greenwald, do Instituto Nacional do Câncer, de Washington, apresentou 14 estudos científicos que apontavam a capacidade protetora antitumoral do betacaroteno.

O Dr. Frank Meysken Jr., do Centro de Câncer do Arizona, mostrou que dados e estudos epidemiológicos provam que o câncer esta ligado a problemas dietéticos e pode ser evitado com suportes de nutrientes fundamentais como o betacaroteno, por exemplo.

O Dr. Andrija Kornhouser, da FDA (Food and Drug Administration), de Washington D.C., demonstrou a propriedade protetora do betacaroteno contra a radiação ultravioleta capaz de provocar o câncer de pele.

Os congressistas resumiram os efeitos do betacaroteno no seguinte:

• Existe uma relação inversa entre o consumo de betacaroteno e diversos tipos de câncer.
• O betacaroteno tem ação protetora contra o câncer no tecido animal.
• É um forte antioxidante.
• Pode ser encontrado em diversas fontes do reino vegetal e em preparados farmacêuticos.
• Possui baixíssima toxidez, mesmo em doses elevadas.

A clorela sintetiza betacaroteno, sendo um dos organismos vivos de maior concentração da substância.


Dr. Marcio Bontempo
Voltar


 


Visualizou o selo site Blindado? Navegue tranquilamente, esse site está PROTEGIDO CONTRA HACKERS. Realizamos diariamente milhares de testes para garantir sua navegação segura. Clique no selo e confira nossa certificação.